Metendo as caras!

Antes de tratar do primeiríssimo assunto do blog, quero falar que há tempos venho "matutando" a criação de um portal de discussão ou de simples difusão de pensamentos via Internet, mas travava na hora de escolher um único assunto em detrimento de tantos outros também interessantes.
Foi o jeito "meter as caras" e começar falando um pouco da Literatura do meu Estado. Preferi começar, mesmo sem saber exatamente que rumo quero tomar, do que evitar a concretização da 'coisa' por achar que não vai ficar legal, porque tenho que pensar melhor, procurar o assunto ideal para abordar, o template ideal, a cor ideal...o título ideal...e toda aquela lenga-lenga dos perfeccionistas - que exigem muito de si e acabam realizando pouco. Como dizia Virgínia Woolf: "Não se encontra a paz evitando a vida"; e aqui estou, procurando a paz mesmo que errando, mas a ideia aqui é se lançar na vida e aprender a escrever enquanto escrevo! Só espero ter coragem de divulgar o blog e assumir minhas batatadas.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como surgem as expressões idiomáticas?

Em homenagem ao centenário da escritora Rachel de Queiroz, a Academia Cearense de Letras realizou um ciclo de palestras acerca da obra da autora. Dentre as palestras ocorridas, pude prestigiar "A Fraseologia Nordestina na Obra de Rachel de Queiroz", proferida pelo acadêmico José Alves Fernandes da última sexta, 12/11. A palestra abordou expressões pitorescas de sua obra como "vou chegando", para dizer que está indo embora.. De onde viriam essa expressões? Segundo o professor José Alves, o significado dessas expressões vão muito além da etimologia e é preciso investigar a história, as influências e até as razões psicossociais para o uso da Fraselogia na Literatura e no cotidiano. Foi muuuito bom! Vou pegar a palestra na íntegra pra citar outras expressões.

0 comentários: