Metendo as caras!

Antes de tratar do primeiríssimo assunto do blog, quero falar que há tempos venho "matutando" a criação de um portal de discussão ou de simples difusão de pensamentos via Internet, mas travava na hora de escolher um único assunto em detrimento de tantos outros também interessantes.
Foi o jeito "meter as caras" e começar falando um pouco da Literatura do meu Estado. Preferi começar, mesmo sem saber exatamente que rumo quero tomar, do que evitar a concretização da 'coisa' por achar que não vai ficar legal, porque tenho que pensar melhor, procurar o assunto ideal para abordar, o template ideal, a cor ideal...o título ideal...e toda aquela lenga-lenga dos perfeccionistas - que exigem muito de si e acabam realizando pouco. Como dizia Virgínia Woolf: "Não se encontra a paz evitando a vida"; e aqui estou, procurando a paz mesmo que errando, mas a ideia aqui é se lançar na vida e aprender a escrever enquanto escrevo! Só espero ter coragem de divulgar o blog e assumir minhas batatadas.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO

Participei no último sábado 22/01, no Parque Recreio - Rui Barbosa, de uma reunião super descontraída de uma nova Academia, que surge com a proposta de promover discussões em torno dos últimos assuntos da sociedade e o intercâmbio de produção literária e jornalística. Trata-se da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, que tem como presidente o pesquisador, Doutor em História e amante de boas histórias Rui Martinho Rodrigues.

Na ocasião, foi entregue à atriz e poetisa Karla Karenina o diploma que outorga sua ocupação na cadeira nº 5 da Acadademia. A cadeira tem como patrono o Professor José Costa Matos (escolha da própria acadêmica), que além de ter sido professor da atriz na Universidade, também já ocupou a cadeira 29 da Academia Cearense de Letras, atualmente ocupada pelo pai da atriz, o filológo José Alves Fernandes.  Karla comemorou o recebimento do diploma ao lado da filha (quem será?) , da jornalista  Stela Rosa (amiga de longa data) e dos novos confrades e anunciou a participação na nova novela das 19 da Rede Globo : Morde e Assopra, de Walcyr Carrasco.

A atriz escreve poesias desde a adolescência e publicou em 1999 o livro de poemas "Era uma vez...". Ela informou que já possui um acervo de poesias suficiente para a publicação de um segundo livro e vai aproveitar a estadia no Rio de Janeiro (período em que gravará a novela) para revisar e compilar as seções do novo livro, que deverá ser publicado em 2012.

Espero poder participar como ouvinte e aprendiz de mais reuniõs dessaa novíssima Academia, que chega pra reacender o espírito de confraria, de compartilhamento da produção cultural e principalmente estimular esta produção através de discussões e encontros de altíssimo nível. 

A-DO-REI!